Como engordar menos nas festas de fim de ano e evitar prejudicar o treino

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Convenhamos, resistir às tentações e a gula não é tarefa fácil.

Como engordar menos nas festas de fim de ano e evitar prejudicar o treinoNão bastasse a famosa ceia de Natal, as festividades e a espera pela chegada de um novo ano reservam pratos coloridos e saborosos. Convenhamos, resistir às tentações e a gula não é tarefa fácil. Mas o que fazer para reduzir o prejuízo?Um pouco de cuidado, e principalmente controle, pode ajudá-lo

a priorizar nutrientes mais saudáveis ao organismo sem deixar que o sacrifício de todo um ano seja jogado fora. A nutricionista Alessandra Coelho reforçou alguns cuidados a serem tomados neste final de 2011. Os atletas devem ficar atentos as mudanças bruscas na alimentação, que podem gerar prejuízos ao organismo e desempenho. “É importante manter a alimentação habitual afim de atender a necessidade calórica e de nutrientes para que o rendimento durante os treinos não seja prejudicado. Nesta época de festas, as refeições apresentam grande quantidade de carboidratos e gorduras. Portanto, é preciso estar atento com aquilo que é consumido”Os apaixonados pelo esporte, no entanto, não precisam fechar a boca, controlar a gula e simplesmente se privar da “comilança”. Um bom controle, principalmente em torno dos pratos calóricos já pode significar uma grande vantagem durante as festividades.“Consumir todos os alimentos com moderação e montar um prato equilibrado de acordo com as opções que estiverem disponíveis. Esse é o segredo. Outra orientação importante é priorizar uma alimentação bem equilibrada ao longo do dia, para que seja possível incluir alimentos que nem sempre estão presentes na rotina habitual”, salientou a especialista.“Neste período há diversos alimentos ricos em carboidratos (arroz, farofas, doces em geral) além de gorduras e bebidas alcoólicas. Orienta-se evitar excesso destes alimentos, pois a oferta inadequada de nutrientes pode prejudicar o rendimento durante os treinos.”Mais dicas-Dê preferência às carnes magras, como o peru, o chester e o frango; -Não consuma a pele das aves, pois além de possuírem muita gordura, aumentam o valor calórico; -Consuma muita fibra e água para ajudar na eliminação do colesterol; -Inicie sempre pelas saladas para não exagerar nas carnes e acompanhamentos; -Evite as bebidas alcoólicas ; -Não abuse das sobremesas;