Saiba os principais beneficios nutricionais das frutas e melhore seu treino

Home » Fitness » Saiba os principais beneficios nutricionais das frutas e melhore seu treino

“Outra vantagem é que elas têm fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas, como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em pratos salgados”, disse ela.

Saiba os principais beneficios nutricionais das frutas e melhore seu treinoSe voce esta em duvida sobre o que comer para melhorar sua performance no treino e, ao mesmo tempo, garantir uma boa fonte de nutrientes para seu organismo, nao esqueca das frutas! A nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri, explica que elas são compostas por água e carboidratos e que apresentam uma combinação excelente de nutrientes. “Outra vantagem é que elas têm fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas, como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em pratos salgados”, disse ela. Veja a seguir os principais beneficios que algumas frutas trazem para seu desempenho(e saude): :: Abacate Tem valor energético alto, que

está relacionado ao seu teor de gorduras monoinsaturadas, responsável pela diminuição de colesterol LDL e aumento do HDL, importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A fruta é rica em potássio, mineral importante para o equilíbrio hidro-eletrolítico, essencial para a regulação da temperatura corporal e na manutenção da performance. :: Acerola Muito rica em vitamina C e boa fonte de vitamina A, nutrientes que devem fazer parte da dieta diária do atleta, pois defendem o organismo dos efeitos prejudicais dos radicais livres, os quais são aumentados durante o exercício. :: Açaí É uma fruta muito nutritiva e rica em diversas substâncias como as vitaminas A, E, B1, C, riboflavina, fibras, cálcio, magnésio e potássio, que são importantes para a produção de energia. Possui ainda antocianinas, pigmentos naturais que são antioxidantes. :: Banana Rica em carboidrato, que fornece energia rápida ao organismo, em potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, e em vitamina B6, que facilita a quebra de glicogênio muscular e ajuda o corpo a poupar as proteínas musculares, isso evita a perda de massa muscular e favorece a recuperação. Além disso, a fruta é uma boa opção para repor o potássio perdido no suor, por ser de fácil digestão. :: Goiaba A fruta é boa fonte de potássio e é rica em vitaminas C e A. Além disso, possui fibras solúveis que são de fácil absorção. Pode ser consumida em conjunto com banana para aumentar a oferta de carboidrato. :: Laranja Além de conter 70 mg de vitamina C, que é uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto, a laranja tem uma boa variedade de nutrientes, que inclui cálcio, importante para a contração muscular, potássio, bom para o equilíbrio hidro-eletrolítico, e açúcares simples, de fácil absorção pelo organismo. A fruta contém ainda flavonóides e antioxidantes, que podem reduzir o risco de doenças cardiovascular. :: Maçã O teor de água torna a maçã um bom alimento para ajudar na hidratação. É rica também em vitaminas e sais minerais, além de conter fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol. Uma das principais vantagens dessa fruta é a praticidade do consumo, já que não precisa ser preparada, apenas lavada. De preferência, deve ser ingerida com casca. :: Mamão Tem propriedades laxativas e calmantes, além de possuir grandes quantidades de betacaroteno, o que torna a fruta um poderoso antioxidante. Possui ainda cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitaminas C e do complexo B. :: Morango A presença do grupo de antioxidantes com moderada ação antiinflamatória, taninos, glutationa e a vitamina C ajuda na recuperação muscular. A fruta tem valor nutritivo alto, é fonte de sais minerais, como ferro e potássio, e possui fibras solúveis, que ajudam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol. :: Uva roxa A fruta também contém flavonóides, potente grupo de antioxidantes, além de ser fonte de minerais como ferro, potássio e açúcar. Suas propriedades diuréticas e antioxidantes estimulam as funções do fígado e aceleram o ritmo das contrações cardíacas.