Dicas na hora de fazer compras pela internet

Home » Compras » Dicas na hora de fazer compras pela internet

Para que a praticidade das compras online nao se transforme num pesadelo posterior, veja algumas dicas na hora de fazer compras pela web: 1.

Dicas na hora de fazer compras pela internetNesta epoca do ano, chega a hora de comprar varios presentes e cada vez mais pessoas procuram a internet para isto. Para que a praticidade das compras online nao se transforme num pesadelo posterior, veja algumas dicas na hora de fazer compras pela web: 1. Pesquise o maximo que puder Verifique se os dados de contato são fáceis de encontrar no site, veja se tem um telefone ao

menos, um e-mail e não somente aquelas caixas de texto para enviar mensagem, o endereço físico e o CNPJ da empresa. 2. Veja se a empresa existe de verdade – uma consulta rápida no site da Receita Federal indica se a empresa existe mesmo e se está tudo em dia. 3. Quanto mais conhecida, melhor – comprar só em sites que tem loja física não é mais prioridade. Mas, vale sim levar em conta o tempo que a empresa existe. Aproveite e dê uma lida nos sites de notícias e veja se a empresa não está envolvida em algum escândalo ou algo que possa prejudicar a compra. 4. Verifique o historico de reclamacoes– Outro jeito é recorrer ao site do PROCON para ver se a empresa está na lista das mais reclamadas. O site Reclame Aqui também oferece um ranking das empresas campeãs de reclamações. Tem ainda o e-bit, que mostra a avaliação dos consumidores que compraram em lojas conveniadas ao selo. 5. Leve em conta a opiniao de amigos nas redes sociais – use a sua lista de amigos do Facebook ou Twitter e pergunte se a pessoa já comprou pelo site que você quer comprar. Alguém provavelmente comentou alguma coisa. Assim, você usa a experiência alheia para não se decepcionar depois. “Usar as redes sociais como termômetro é o que mais tem acontecido”, comenta Ivan Martinho, diretor da Bookstore Media, agência digital especializada em redes sociais. O primeiro passo para ele é a recomendação dos amigos. “Para as empresas, as redes sociais são uma vidraça que, se atingida por um comentário negativo, pode se tornar incontrolável”, explica. 6. Salve tudo – se resolver comprar, dê um print screen nas páginas. Não precisa fotografar todas, mas ao menos as que mostram os detalhes do produto, preço, prazos de entrega e formas de pagamento. Salve em uma pastinha e só jogue fora depois que o produto chegar “são e salvo” em casa. 7. Procure o cadeado – Segurança absoluta não existe. Mas, prestar atenção no cadeado do navegador pode fazer diferença. Ele indica que o certificado do site é válido e se sua identidade foi confirmada por uma autoridade confiável.