Como evitar problemas de audicao

Home » Saúde » Como evitar problemas de audicao

Buzinas, shows, bares, praças de alimentação e festas infantis aumentam a incidência de problemas auditivos, em idades cada vez mais precoces.

Como evitar problemas de audicaoEm todo o planeta, 120 milhões já estão com a audição afetada pela exposição a ruídos intensos e podem caminhar para a surdez, já que as células do ouvido não têm capacidade de se regenerar. Buzinas, shows, bares, praças de alimentação e festas infantis aumentam a incidência de problemas auditivos, em idades cada vez mais

precoces. No Brasil, os jovens e os usuários regulares de aparelhos de MP3 e MP4 são o principal alvo da atual campanha da Sociedade Brasileira de Otologia para Prevenção da Surdez. “Os usuários dos tocadores sobem o volume para encobrir os ruídos da rua ou da academia de ginástica”, alerta a otorrinolaringologista Mara Gândara, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ela já começa a observar as consequências: “Há adolescentes com lesão auditiva semelhante à de um serralheiro que trabalha há 15 anos sem proteção”. Quer evitar os problemas auditivos? Veja as dicas:
-EVITE ligar ao mesmo tempo máquina de lavar, liquidificador, TV e outros eletrodomésticos. -MODERE o tocador de MP3. A medida: a pessoa ao lado não deve ouvir a música e você precisa escutar a voz dela. -PREFIRA os fones do tipo concha. -USE protetor auditivo em baladas e eventos esportivos. Em shows, mantenha-se longe da caixa de som. -AO SAIR de lugar barulhento, fique em silêncio para descansar o ouvido. -QUANDO o trânsito estiver pesado, evite andar a pé. No carro, feche os vidros. -SE MORA em vias movimentadas, adote proteção acústica nas paredes e janelas
Veja alguns sinais de perda auditiva:
.VOCÊ escuta o que as pessoas dizem, mas às vezes não entende bem ou perde partes da mensagem? .COSTUMA pedir para que repitam o que acabaram de falar? .DIZEM que você mantém TV e CD player altos demais? .SENTE dificuldade de ouvir ao telefone? .COM ruídos ao fundo, não entende seu interlocutor? .SE ALGUÉM conversa de costas, ou de outro cômodo, você não compreende? .TEM apresentado zumbido no ouvido?
Se respondeu sim a qualquer das perguntas, procure um otorrinolaringologista para avaliar sua audição.